segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Calor...INIMIGO...


Foi-se o tempo onde suar era sinonimo de emagrecimento, e perda de peso, na verdade taí um baita mito, que ainda tem gente inocente que acredita...

Suar não significa ficar magrinha mais rápido, e claro que praticar atividades em horários de risco quando o sol esta muito forte, ou ainda usar roupas que sejam desconfortáveis e quentes não vai ajudar em nada na sua saúde, e na busca pelo abdómen dos seus sonhos.

Suar nao emagrece perdemos água e sais minerais apenas, assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido é reposto e o peso voltando ao normal...Não existe milagres...

No verão com o aumento da temperatura ambiente o suor aumenta.

Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.

O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgaos internos.

Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Se ambiente, correndo gradualmente, corra em horários com clima mais ameno, procure a sombra ou ambiente arborizados, use roupas leves, hidrate-se, corra menos e em ritmo mais leve. Sempre buscando segurança pra ter bons Km...

2 comentários:

  1. Olá Juliana! O calor realmente é um grande inimigo das corridas, eu particularmente quando corro no calor, sinto os efeitos depois, me sinto "quebrado".
    Desejo a você um feliz ano novo, muitas felicidae, saúdes e tudo de bom!

    Abraços, Sandro

    ResponderExcluir
  2. Por aqui na Europa o problema é o frio e não o calor, é que nem se consegue sair á rua, quanto + correr.
    Ontem só fiz agachamentos e Yoga :)

    Bjo

    ResponderExcluir