quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Segunda sem Carne

Muitos blogs dos quais eu participo, acabam me deixando um pouquinho diferente, mas tem  um em particular que me torna uma pessoa diferente e melhor, o blog do Alberto Peixoto http://overrunning.blogspot.com/ além de ser um baita corredor é vegano e dotado de uma filosofia de vida inspiradora... Tirei esse post dele...Inspirador como sempre, e é tão simples, se você não consegue viver sem carne mas tem vontade de contribuir para uma boa causa...Eu sei que não é segunda ainda, mas assim você não tem desculpa, é só se programar e preparar o cardápio, vocês vão se impressionar com a variedade que aparece quando você retira a carne do prato...

Todo começo de ano é marcado por renovações. Queremos sempre mudar – para melhor! E pensando nisso, propomos uma mudança no seu hábito alimentar, acompanhada de inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente. Sugerimos a segunda-feira sem carne!
Essa ideia não é novidade. Encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha vem ganhando destaque nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, o projeto foi lançado em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura de São Paulo, e posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Há vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carne. Veja abaixo alguns deles:

Pelas pessoas
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Por apresentar tantos benefícios, dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, bem como por renomadas instituições como o American Institute for Cancer Research, American Heart Association, FDA (Food and Drug Administration), Universidade de Loma Linda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Clínica Mayo.

Pelos animais
Hoje, mais de 67 bilhões de animais terrestres são criados no mundo a cada ano, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. O reino vegetal, porém, é plenamente capaz de encher nossos pratos, com muitas vantagens. Privação aos animais dos seus comportamentos naturais básicos, aceleração do crescimento, procedimentos mutilatórios e outros maus tratos são rotina na indústria da carne. Animais são seres sencientes (capazes de sofrer e experimentar alegria) e merecem o nosso respeito.

Pela sociedade
Grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação de animais, incluindo 60% do milho e da cevada e até 97% do farelo de soja. E a maioria destes produtos animais é consumida pelos povos mais ricos. Em um planeta com um bilhão de pessoas passando fome, as carnes apresentam-se como uma fonte de alimentos extremamente ineficiente, demandando recursos escassos como água e terras agriculturáveis – que poderiam ser usados para alimentação humana direta.


Pelo planeta
Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 quilo de proteína vegetal (milho, soja e outros).
Junte-se você também à essa campanha!


Muito bom né...
Pra quem ainda não é seguidor do blog do Alberto eu super recomendo, 
e quem já é sabe do que eu me refiro..
Bjinhos
JU

8 comentários:

  1. Marildo Nascimento5 de janeiro de 2012 11:27

    Ju obrigado pela visita e te desejo um 2012 cheio de corridas, emoções e muita motivação para não parar nunca!
    Um grande abraço
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela sua sensibilidade a causa. A Vida agradece!

    "Sempre que estamos iluminados, deixamos que nossos presentes transbordem. E todos com quem nos encontramos também se beneficiam de nossa energia."

    ResponderExcluir
  3. Fala, Ju. Quer dizer que amanhã é dia de não comer carne? Bem, eu não como tanta carne vermelha assim, mas tb não sou vegeteriana. Tento balancear as refeições!
    Boa dieta e bons treinos! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ JU BONS KMS
    PARABÉNS PELO POST. TAMBÉM SOU UM ADEPTO AO VEGETARIANISMO À SETE ANOS E ME SINTO MUITO FILIZ E RECOPENSADO PELO QUE TENTO FAZER PARA PROTEGER CONTRA CRUELDADES DOS NOSSOS IRMÃOS BOI, PORCO, TATU, GALINHA ENFIM TODOS...
    INDICO TAMBÉM ALEM DO BLOG ALBERTO PEIXOTO, O SITE DO INSTITUTO NINA ROSA . UMA DEFENSORA ETERNA CONTRA CRUELDADE ANIMAL. PARABÉNS PELO BLOG.
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  5. oi ju voltei lhe desejando muito pz saude e muita prosperidade vi o blog do alberto e fiz um comentario achei excelente Corre Brasil/Mundo/2012 Salvador/Ba 25/3/12 Circuito das estacoes 5km 10km realizador www.o2porminuto.uol.com.br e ainda outro contato www.circuitodasestacoes.com.br segue sites amigos www.correrenadar.com.br www.corramais.com.br Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir
  6. agradeco minha pulblicacao aguardo suas noticias nos sites enviados por mim ou envie para o meu blog elivanciclistaultramaratonista/cicloturismo.blogspot.com que terei o maior prazer em comentar e divulgar suas noticias Corre Brasil/Mundo/2012 Piraquara/Pr 21 e 22/3/12 Ultra Parna 18hs cont www.correrenadar.com.br www.cortuba.com.br www.jmaratona.com segue site amigo www.barrosroberto.blogspot.com Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir
  7. diga ai ju voltei te desejando muitas vitorias em sua vida aproveito para te desejar um bom natal e um prospero2013 cheio de realizacoes nao so pra vc como todos os seus familiares e amigos segue sites amigos www.tucanoscorredores.blogspot.com www.acorrg.org.br www.corpa.esp.br www.carlosdiasultra.com.br www.brazilultramaratonas.com.br www.runnerbrasil.com.br/calendario Atenciosamente Elivan(ciclistaUltramaratonista natural de BananeirasPb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir
  8. agradeco a publicacao de minha noticia segue mais sites amigos www.caprius.com.br www.acope.com.br www.ultrarunnereventos.net www.cordf.org.br www.misterbus.com.br www.casadocorredor.com.br www.portaldocorredor.com www.wsrunner.com.br/blog www.monicaotero.com.br www.corredoresdorecife.com.br click sitesdecorrida

    ResponderExcluir