terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Comer e Correr


Meus queridos amigos corredores, tenho visto tanta atrocidade no Blog do Felipe, que decidi fazer um post especial pra ele...

Com carinho...

Para um corredor é muito mais importante ter uma dieta balanceada, capaz de suprir as necessidades energéticas e proporcionar disposição dos treinos. A falta de certos ingredientes, pode provocar cansaço, fadiga e queda do rendimento.

Apostar na variedade, já que nenhum alimento é completo é importante. Elaborar um menu com carboidratos (pães massas cereais batata alimentos a base de farinhas) principal combustível para o corpo, e uma boa dose de proteínas para proteger o sistema imune e fortalecer os músculos, as gorduras também são importantes fontes de energia em atividades de longa duração, como a corrida.

A idéia é investir em pequenas quantidades diárias das versões do bem, insaturadas e poliinsaturadas, encontradas em óleo vegetal, óleo de oliva, legumes, verduras, frutas secas, peixes ricos em omega 3, como atum, salmão e sardinha.
E deve-se fugir das saturadas e trans.

"A regra 65-15-20" 60 a 65% das calorias vem dos carboidratos, 15% proteínas e 20% de gorduras.

Deve haver também um aumento na ingestão de água, para compensar a enorme perda durante a atividade que faz crescer o risco de desidratação, sobrecarregando a circulação e afetando a capacidade de realização do exercício e de termorregulação.

Para quem acha que correr abre o apetite, especialistas garantem que apesar da atividade aumentar o gasto calórico, estudos comprovam que exercícios de longa duração ´podem justamente inibir o apetite.

Se vc sentir muita fome , desconfie, é possível que não esteja oferecendo a seu corpo a quantidade de energia (carboidratos) ideal a sua rotina de treinos, vc está gastando mais do que recebendo.

DOCES E ENERGIA

As guloseimas contem açúcar refinado que, apesar de proporcionar um pique imediato, ao entrar no sangue promovem uma alta liberação de insulina, para que a glicose originada do açúcar seja captada pelas células. O resultado é que em pouco tempo a glicemia baixa e a pessoa se sente cansada. Efeito semelhante provoca a cafeína, cujo consumo tbm deve ser controlado pelos corredores.

12 comentários:

  1. Podia ter colocado a receita do macarrão!!!
    Parece delicioso hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Querida Jú!! Não sou merecedor de um Post exclusivo, ao contrário, eu faço tudo ao avesso! Na verdade meu Blog deveria ser banido da internet, reconheço que presto verdadeiro desfavor aos corredores sérios!!!
    Mas.....aproveito para confessar, eu sempre presto bastante atenção nas reportagens que tratam da boa alimentação...e até tento por em prática muita coisa. Seu Post ficou excelente, prometo que algum ensinamento eu porei em prática.
    Também aproveito para dizer aos que aqui passarem que bebam coca-cola em grande quantidade, Sim! Comam muitas barras de chocolate, Sim!! E corram sempre!!!
    Por quê? Porque faz bem oras...eu corro com regularidade, já atingi os 21 km e estou bem perto de fazer 10 km sub-50min...e não faço musculação e tampouco aquecimento ou alongamento. Crianças não repitam isso em casa ok!
    Sou a prova viva de que pode funcionar!!!
    Jú, beijão, cuide-se e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú...adorei o post. Até tento fazer tudo certinho, mas dai vem o final de semana e às vezes piso legal na jaca...hehehe. Sou viciada em doces (qualquer um, até açúcar puro). Estou me esforçando ao máximo pra virar "gente", o blog tem me ajudado muito.
    Bjos e bons treinos
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ju adorei o post.
    Sabe que nunca pensei nessa questão do açúcar, de na hora ele te dar um gás mas depois fazer o efeito contrário. E é bem isso mesmo.
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse felipe nao entende mesmo...nanana...
    Eu desisto...

    Jeff, o macarrão nao fui eu que fiz, mas a Flavinha pode te passar umas receitinhas ;D...

    Dani querida, o Blog vai te ajudar muito mesmo, pra mim sempre ajuda...

    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, obrigada ;)!Adorei o teu post!É mt importante uma alimentação balanceada!Tento seguir essas dicas ;) O açúcar não é mesmo o melhor combustível não! Beijinhos ;)!!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh então vc vai desistir de influenciar esse pobre corredor a melhorar sua alimentação....tudo bem....na real, vc está certa...acabei de chegar da pastelaria (uma que nós escolhemos o recheio e o cara monta na hora e na nossa frente)...delícia!! Não mereço mesmo ser resgatado das trevas...mas pode apostar...em pouco temo, antes do fim de março...vou provar para vc meus 10km sub-50 min....pode apostar!! Nem que depois eu seja levado pelo SAMU...

    Beijones
    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  8. Oi,Flor!Td bem?Nossa realmente a alimentação saudável e diversificada equilibrando proteinas, carboidratos, gorduras e vitaminas é essencial pra podermos nos exercitar.
    Cuide-se!
    Bom fim de semana!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi,Flor!Passando pra desejar-lhe um ótimo fim de semana!
    Cuide-se!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Aeee Ju, tá dando uma de nutircionista, muito boa a matéria, eu também já falei ao Felipe do que ele faz com as comilanças e disse mais que aquelas comilanças que ele faz é para atleta feito que nem eu que corre ultramaratonas e queimo muitas calorias nos treinos e nas ultramaratonas, mais eu acredito que com os conselhos dos amigo(a)s aos poucos ele mude.

    Bom final de semana e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. hahaha...Ih Jorge, o Felipe é caso perdido mesmo...eu tenho esperanças e rezo pra Deus colocar um pouco de Juizo na cabeça daquele menino...mas não ta fácil...hehehe...
    Bjinhos
    e bom final de semana pra vcs..
    Ju

    ResponderExcluir