quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ritmo Circadiano


Eu sempre corri no fim do dia, adoro correr entre 19 e 20 horas, me sinto bem, corro leve e o treino sempre parece mais fácil.
Acontece que esse é um horário complicado pra mim, porque é a hora de acompanhar as tarefas da Luisa, preparar a janta, me certificar de que ela tomou banho, escovou os dentes e que está fazendo tudo direito e não só fazendo de conta que está. Se meu Marido poderia fazer isso por mim? Claro que sim, e eventualmente ele até faz, mas e o peso na consciência? sabe eu sou uma mãe bem protetora e já comentei o fato de que parece que abandono a minha família sempre que saio pra correr e deixo eles em casa, principalmente quando é a hora do chimarrão.
Bem, esse problema é fácil de solucionar, certo? é só começar a correr de manhã cedo, enquanto ela está em algumas atividades extra, no inglês, no volei, no balé...mesmo assim, seria ainda mais interessante correr antes deles acordarem, quando a temperatura é mais agradável. Enfim, então tá decidido vou correr de manhã,  fácil. Ledo engano...
Faz dois dias (eu sei que é pouco) que tento correr pela manhã, acordo faço um lanche leve e saio pra correr. No meio do caminho eu sinto como se tivessem me roubado um dos pulmões as pernas amarradas e correr acaba sendo um sacrifício gigantesco. É claro que eu não vou desistir fácil, afinal correr nas primeiras horas do dia garante que o treino não seja cancelado por qualquer eventual motivo que possa ocorrer ao longo do dia.
Eu sei que é uma questão de adaptação, então resolvi pesquisar sobre o assunto. Para tornar esse processo um pouco menos doloroso, quem sabe eu não encontro uma estratégia de adaptação que seja mais simples, afinal não sou a única a sofrer com esse problema...

Em novembro de 2011 a runners publicou uma reportagem sobre isso "Seu Madruga, vire um super atleta enquanto os outros dormem"
Eis o que aprendi e vou tentar seguir a partir de hoje:

1 - O organismo é maleável, dê a si mesmo 3 semanas (Cara e eu reclamando depois de 2 dias).
2-  Crie seu Mantra, algo que seja forte o bastante pra fazer você pular da cama.
3 - Faça reduções gradativas para ter uma transição mais suave.
4 - Para facilitar, jante cedo e bem, prepare tudo, crie um ritual que facilite estar na cama mais cedo, escolha o alarme certo.
5 - Antes de sair pra correr, sinalize ao cérebro que está na hora de acordar, com muita luz,
6 - Coma um lanche leve, tome café e desfrute de cada gole a cafeína vai fazer a sua mágica.
7 - Busque inspiração.
8 - Aquecer é fundamental, já que o corpo está mais rígido de manhã, então faça aquecimento ativo e comece devagar.
9 - Mesmo que não vá correr por qualquer que seja o motivo não deixe de acordar cedo.
10 - Busque aliados, pode ser o marido que vai te derrubar da cama, ou aquela amiga que pode treinar com você.

Para entender porque sofremos indico http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/681/686

É isso ai, Antes Cedo do que Nunca.
Deseje-me sorte
Bons Km
Ju

5 comentários:

  1. Ju eu é ao contrario se tiver de correr ao fim da tarde não dá! Eu amo é pular da cama e ir correr. Quando deixo o treino para o final do dia o mais ser é não ir treinar.
    Mas nem sempre foi assim porque já tive muito tempo na minha vida que treinava de tarde. Estou convencido que se vai habituar a correr de manhã sem problemas. Até tenho amigos que uns dias correm de manhã e outras de tarde para serem capazes de o fazer a qualquer hora e até deve ser o melhor método de treino. Bons treino e um abraço aqui de Portugal

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    Primeiramente, desejo-te "sorte", como você pediu ao final do texto.

    Realmente, treinar disciplinadamente exige força de vontade. E treinar com disciplina logo bem cedo (às vezes antes do sol nascer) exige mais força de vontade ainda.

    Eu também costumo treinar a tardezinha ou início da noite. Mas, com isso, corre-se o risco de surgir algum "imprevisto" e ter que adiar ou cancelar o treino, o que não é bom.

    Também estou ciente de que o melhor mesmo é dormir cedo, "criar coragem", levantar cedo e insistir até virar um hábito, para treinar logo cedo. Para mim, também não é fácil. Nesse ano, consegui fazer isso apenas uma vez (acordei por volta de 5:30 e quando era 6:00 já estava correndo nas ruas).

    Boa sorte, bons treinos e boas provas em 2013.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju.
    Conheci o seu blog pelo seu comentário no Tutta e vim conferir.
    Então, quando puder aparece lá e registra seu tempo, quem sabe você não é uma sorteeada do ano?
    O patrocinador já encaminhou o kit e ele está garantido.
    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  4. Realmente Ju ., correr a noite ou de tardezinha parece que os km eo tempo fluí mais rapido ., émuito show

    Parabéns pelo belo post

    Romildo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana.
    Eu estava navegando no blog de uma amiga, pulei para um outro e de repente estava no seu. Parabéns pelo post. Muito bem escrito e humano. É legal ver a história de uma vida sendo contada, os obstáculos e tudo mais. Isso só faz nossas conquistas mais saborosas.
    Quanto ao problema (acordar cedo) passei também por ele. Ajustar o "fuso horário" foi doloroso, mas digo com todas as letras que valeu MUITO a pena. Dentro os motivos, digo:
    1. Nada como ver o sol nascer para engrandecer nosso espírito e coração
    2. O dia parece que dura mais tempo. Não falta tanto tempo para as outras coisas
    3. Chego do treino com a mente pronta para os desafios do dia. Tento não pensar em trabalho quando corro, mas às vezes é bem útil
    4. A temperatura colabora para o desempenho dos treinos
    5. A paz que a cidade adormecida trás
    6. A ausência de carros e poluição

    Acho que se continuar vou escrever por mais algumas horas.
    Boas passadas!
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir