terça-feira, 1 de outubro de 2013

Correr para Viver


Outubro é um mês complicado para mim, todos os anos é o mês que eu mais desejo que Natal chegue logo, com as suas luzes e todo o ritual de montar o pinheirinho.

É verdade que agente faz visitas nos blogs dos amigos corredores, incetiva e torce por eles para que alcancem seus objetivos. Mas pouco sabemos sobre eles, apesar de conhecer toda a sua rotina de treinos.

Quais as angústias o que motivou você a correr o que torna a corrida necessária para você? E quando digo necessária quero dizer como o ar que você respira, para te manter vivo. Exagero, talvez, mas para mim a relação com a corrida vai além da vontade de vencer km´s superar um determinado pace completar uma determinada prova, perder alguns kg´s, diminuir medidas ou valores em exames de laboratório.

A corrida salvou a minha vida. Me fez querer continuar vivendo mesmo depois de ter decidido que não valia mais a pena. Que era um desperdício de espaço.

Outubro seria o mês do aniversário de um irmãozinho meu, ele está no céu, faleceu aos 2 anos de idade, afogado na piscina de casa. Apesar de estarmos todos em casa e ter sido um acidente e ninguém ter tentado culpar ninguém como a irmã mais velha me senti culpada achei que nunca iria superar essa perda, me senti responsável pelo sofrimento da minha mãe e da minha família na época eu estava carregando um fardo pesado demais no coração e achei que não iria suportar.

Algumas pessoas fazem terapia, tomam antidepressivos, leem livros de auto-ajuda e espiritas buscam na religião e na fé o conforto e as respostas necessárias. Mas eu aprendi a correr. Aprendi a suportar a minha companhia com meus pensamentos, meus defeitos e minhas limitações, aprendi a me perdoar correndo e aceitar que as vezes a vida não pode ser controlada e planejada.

Talvez eu nunca me torne uma corredora competitiva e focada na classificação mas eu sempre serei uma incentivadora da corrida e sempre irei correr até o dia que chegar a minha vez de encontrar com quem eu tanto amo e não está mais aqui.

É difícil se expor assim, mas acho que faz parte do processo de cura, espero que perdoem essa pessoa por ser humana e ter falhas e tratar da corrida mais como um remédio do que como um meio de competição.

A minha história com a corrida é assim com alicerces fundados em bases sólidas, inserida nos meus genes, parte importante de quem eu sou.

Seja Bem Vindo Outubro
Bons Km´s
Beijinhos
Ju

18 comentários:

  1. Ju,
    Não nos passa na cabeça o que as pessoas carregam em suas vidas. Caramba, que triste mesmo tudo que aconteceu com a tua família. Culpa é uma palavra pesada de se falar, mas sentir-se culpada vai muito
    além da dor.
    Correr é um bálsamo, uma metamorfose contínua. Quanto mais corremos, mais nos curamos.
    Feliz por te ler aqui e por saber que vou te conhecer em breve.
    Bjo no coração,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Só quem corre sabe o significado e a importância que a corrida tem. Não é preciso ser competitivo. Basta correr. Siga correndo, Ju. Por muitos e muitos outubros. Vai valer MUITO a pena.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Esse texto me fez refletir.
    Muito bom.
    Vou acompanhar seu blog.

    Bons e muitos kms.

    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Aos poucos vamos conhecendo as pessoas atrás dos atletas.
    Continua a correr, correr lava o corpo e a alma.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ju, cada um faz a sua corrida, o que importa é que a tua corrida te faz sentir melhor, te liberta a mente e ajuda a ultrapassar dificuldades. Ainda bem que encontraste a corrida. Continua....muita força....beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Essas lembranças e o sentimento de culpa, nossa. Punk.
    Correr é curtir, cada um na sua vibe. O Fabio tem um bom texto sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Passei aqui para conferir a postagem... li, refleti, fiquei sem palavras, busquei uma frase da Jornalista Ana Dubeux para esse momento!!!

    "Todo ser humano precisa de um vício", costuma dizer uma amiga. E, por vício, nesse contexto, entenda-se algo que lhe desperte paixão e alento na mesma medida, que excita e acalma, que seduz e atormenta. No meu caso, a compulsão é pela notícia. Ana Dubeux

    Ultra abraço e continue correndo!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ju, continue correndo sempre ! Independente dos motivos...

    Abs

    Fábio

    ResponderExcluir
  9. Ju.
    Não consigo imaginar o quão dolorido é uma perda dessas mas o que importa é que tu deu a volta por cima. Além de tudo a corrida é algo que hoje tu gosta muito e te ajuda bastante. Siga sempre com esse teu jeito e sempre corrento. ;-)
    Bjs.
    Milton - Blog Vinte Semanas

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Fui lendo o seu post e me imaginando no seu lugar e da sua família, entendo como foi difícil. Perdi minha mãe quando era criança e na época da faculdade perdi o meu pai. Perder pessoas não é fácil, é o lado difícil da vida, mas nós seres humanos temos a capacidade de transformar isso em combustível para nos levar para lugares melhores, e felizmente podemos e conseguimos nos apegar no lado bom da vida. Correr, para todos nós que estamos aqui, é um destes lados. Correr nos deixa mais animados, melhora nossa saúde física e mental, nos traz novas e boas amizades, correr leva a conhecer novos lugares nas viagens pelo Brasil. Outubro faz parte de uma data triste, mas felizmente você tem mais 11 meses para te fazer feliz. E com o seu post, seu blog, seu treinos, vejo que tem feito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que relato triste!! Imagino sim o tamanho do seu sofrimento diante dessa sensação de culpa e responsabilidade. Também sou irmã mais velha e percebo essa cobrança enrustida que existe. Desculpa perguntar mas você tinha quantos anos nessa época? Seja lá quanto tempo isso aconteceu, fico feliz que tenha encontrado na corrida essa força e essa energia para superar essas adversidades!! Obrigada por sempre deixar comentários tão motivadores no meu blog, para mim é uma grande honra conhecer uma pessoa como você e com essa paixão em comum que é a corrida... além de "irmã mais velha" da família. Beijos e tudo de bom pra você!!

    ResponderExcluir
  13. Ju, Sua Linda.
    Imagino que não tenha sido fácil se expor aqui, mas acredito que tenha te ajudado no processo de aceitação e paz no coração. Obrigada por compartilhar um pouco da sua história conosco. Por confiar e acreditar que de alguma maneira podemos lhe ajudar nesse tema tão importante pra ti. Fico feliz que a corrida tenha entrado em sua vida. De alguma forma foi assim que nos conhecemos (mesmo virtualmente). Continue firme nessa vibe boa da corrida. Sentindo a energia contagiante dos amigos corredores. Estamos contigo, sempre, a cada km!
    beijo carinhoso
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju.
    Realmente é uma história muito emocionante.
    Imagino a força que você deve precisado para continuar na vida e na corrida.
    Quem saiu vencendo afinal, depois de sua retomada, foi o mundo dos corredores.
    Você é vitoriosa por si só.
    Só tenho a te dizer uma coisa: Bons Km!!!
    Um forte abraço e bons treinos.
    Alex

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju. Que história hein.
    Com certeza não precisa vc competir para ser vitoriosa, sair de casa todos os dias para correr já faz parte da cura, pois a corrida cura qualquer sentimento que nos faz sofrer e vc corre por uma boa causa.

    Força sempre!

    ResponderExcluir
  16. Ju
    é como diz, visitamos os blogues mas pouco sabemos das pessoas por trás dos mesmos, confesso que da Ju tinha a ideia de uma pessoa alto astral talvez pelo nome inspirados do blogue "bons kms", depois de ler este relato a consideração e a admiração aumentou.
    Como diz a Vitória lá no céu brilha uma estrelinha.
    Forte abraço de Portugal.
    António Almeida

    ResponderExcluir
  17. Nossa, muito bom, amigo !!! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  18. A vida muitas vezes nos impõem obstáculos grandiosos, mais nem por isso devemos desistir de viver.
    Todos nós temos perdas e ficamos machucados por coisas desagradáveis que nos acontecem, mas temos que ter fé e buscar um ideal para continuarmos essa nossa vida. Que bom que você encontrou na corrida um motivo para continuar correndo. Tenho certeza que seu irmãozinho está feliz lá no céu te vendo completar cada kms de um treino e de uma prova.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir