quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Alongamentos


Eu preciso confessar que sempre fugi dos alongamentos, muito li sobre isso, mas a real é que eu tenho preguiça mesmo. Eu sempre achei essa prática uma chatice.
Mas Na women´s Health deste mês eu encontro, uma notinha bem pequeninha:

TREINO ESTICADO: FIM DO DEBATE: ALONGAR-SE REDUZ A DOR MUSCULAR.

Bom, em um estudo, voluntários alongaram-se por 15´ antes e depois de malhar, enquanto outros não se esticaram. Após 12 sem, o primeiro grupo estava menos machucado do que o segundo, "o alongamento leva oxigênio ao músculo e elimina ácido lático, responsável pela sansação de dor" diz Peter McCall, do conselho americano de Exercícios.

E ai José??? 15 min antes e depois??? isso é mais do que eu tenho muitas vzs pra fazer o treino todo...

Como vcs lidam com isso, alongar ou não alongar??? eu sou adepta do aquecimento, mas raramento alongo. Vou tentar inserir um treino de alongamento durante a semana.
Acho que esticar é importante mas tenho medo após a corrida com o músculo aquecido, de fazer besteira e puxar demais...


Bjinhos e bons Km a todos...
Boa flexibilidade e posiçoes constrangedoras...hahaha

8 comentários:

  1. Dá só uma alongada de leve.... tipo ginástica laboral!!! Não demora, e vc não estica demais.. assim não corre o risco de fazer besteira!

    Marayse

    ResponderExcluir
  2. E aí Jú!! Tudo bem? Ótimo Post; eu não alongo antes de correr. Depois do treino eu faço só alongamentos para as perninhas finas e só uns 5 minutos...e quando faço....Mas sei que estou errado....e aquecimento, bem....tbm não faço....apenas começo o treino bem lento e depois de 1km e que procuro o ritimo. E como está a preparação para o Mountain Do Santinho???
    Beijos

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  3. Complementando: eu até faria um alongamento, mas se fosse com essa moça aí da foto! Aí é diferente! hehehehehe

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    o aquecimento é parte inportantíssima do treino, é possível fazer um bom alongamento entre 5 e 10 minutos... Lembrando que é importante alongar o corpo todo para a prática da corrida, pescoço, braços, tronco e principalmente a parte motora: pernas.
    Com ele vc não fica dolorido e rende mais... Eu demorei a me adaptar a ele, mas hoje faz parte integrante e indispensável de meus treinos..
    Se quiser colocar as funcionalidades do meu blog vai em http://whos.amung.us/ e coloca no seu tbm... É legal pq ficamos sabendo de onde leem nosso blog... hehehe
    abraço
    Jeff

    Http://tonacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha, quando eu fazia alongamento, era fato: se eu não fazia o alongamento direitinho, não aguentava nem metade do treino, quando fazia, era uma maravilha. Sei lá, pra mim parecia que no alongamento eu tava mesmo preparando meus músculos pro combate...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É Jú, os alongamentos são importantes, creio que principalmente para os homens que tem mais massa muscular. Agora, tem gente que não faz e dá na mesma, acho que o segredo é aprender a sentir o seu corpo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Flor!Td bem?Eu faço akecimento,mas alongamento 14 minutos antes e depois não, faço durante os exercicios.
    O alongamento como vc mesma disse é super importante.
    cuide-se!
    bom findi!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir