sábado, 23 de janeiro de 2010

Correr na areia



Aqui a descrição do meu trecho no Mountain Do:

Percurso 4 – 6.4 Km

Largada Rio Vermelho

Chegada Cidade da Barra - Barra da Lagoa (projeto Tamar)

Grau de dificuldade Médio – Percurso curto, mas o corredor enfrenta areia mole e inclinada na praia do Moçambique.

Terreno 4,4 km – Praia; 2 km – Trilha em bosque

Hidratação e Alimentação Km 4/ chegada

Sabe o que me preocupa, não é a distância, bem o percurso na trilha...
Mas a AREIA
E simplesmente porque eu nunca corri na areia...
Acredito que meu medo seja aceitável..
Dizem que correr na areia é difícil
Muda-se a biomecânica da corrida, e você acaba utilizando mais a parte anterior do pé, isso comparando com o asfalto e assim o músculo da panturrilha acaba sendo mais exigido.
Claro que correr na areia mais dura é mais aconselhável, mas meus caros amigos como podem ver, eu não tenho outra escolha...

Estou colocando uma reportagem interessante sobre o assunto, espero conselhos de vocês meus amigos, porque a Ju aqui está morrendo de medo de quebrar.

O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o seu treino. Mesmo que não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores.

Exercícios nesse terreno são excelentes para propriocepção — a capacidade que a pessoa tem para perceber o espaço que seu corpo ocupa e como ele se posiciona. Nada mais é que a conscientização corporal. Isso pode ser trabalhado com movimentos específicos na areia.

“Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —, há um aumento do estímulo proprioceptivo, que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”, diz o fisioterapeuta Ricardo Rocha, profissional do Centro Ortopédico e de Reabilitação do Esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

O ortopedista Ricardo Cury, diretor do Comitê de Cirurgia do Joelho da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), destaca outro ponto a favor da corrida nesse piso. “Exercícios na areia fofa queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior”, afirma Cury. Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) que a mesma distância realizada no asfalto. Ou seja: a areia emagrece mais.

E os riscos?

Equilíbrio, agilidade e força são os benefícios associados à corrida na areia. Porém, você deve considerar seu nível de preparo físico antes de começar. “Uma pessoa que nunca praticou atividade física não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa. Ela vai forçar a lombar e as articulações. As chances de se lesionar são enormes, além da possibilidade de torcer o pé, que não está com a musculatura preparada para um piso irregular”, diz o ortopedista Marcelo Filardi.

Fernanda Manhães, atleta e professora de beach running (corrida na praia, modalidade que existe em algumas academias) da A! Body Tech no Rio de Janeiro, avisa que a sobrecarga na região lombar pode ser conseqüência de uma musculatura fraca do abdome e das costas. Logo, quem quiser correr na areia deve, antes de encarar os treinos, fortalecer essas partes com exercícios específicos de musculação. Um dos alunos de Fernanda, Luiz Guilherme Teixeira, de 35 anos, conta que teve um problema lombar.

Há um ano, sob a supervisão da instrutora, executa treinos na areia, com acessórios como cones, pára-quedas e elástico. “Aprendi a escutar e respeitar meu corpo. Ele sinaliza melhor que ninguém se tem alguma coisa errada”, diz Teixeira. Parece que está dando certo. O empresário carioca fez em outubro a Meia Maratona do Rio de Janeiro e jura que suas costas não chiaram. E planeja para 2009 uma ultramaratona.

Além das eventuais conseqüências negativas, Felipe Guedes, triatleta e técnico de corrida em Santos, no litoral de São Paulo, destaca que um treino na praia também depende das condições do mar e do tempo. “Se a maré está alta ou choveu muito, o piso pode virar um lamaçal.

A faixa de areia disponível para correr também pode diminuir e ficar mais inclinada. Nesse cenário, é melhor ir para uma esteira”, diz Guedes. Ele ainda sugere treinos pela manhã porque, no fim do dia, a chance de topar com buracos ou castelinhos feitos por banhistas é grande.

http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/correr-areia-fortalece-musculos-protege-articulacoes-412001.shtml

8 comentários:

  1. Oi,Flor!Pois é correr na areia é mais complicado e bem mais puxado,mas fica tranquila tenho certeza que irás vencer mais este desafio.
    cuide-se!
    Um ótimo domingo!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog!

    Vou te seguir e passarei sempre por aqui.
    beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. pois é, nao entendo tanto de corrida, mas imagino que deva tomar cuidado né? Um findi super light pra ti e uma semana super tranquila tbm!!!! bjus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú!! O que tenho lido sobre essa competição que vc irá participar é que não é mole não...e acho que seu medo é bem aceitável, areia fofa me parece que maltrata a panturrilha...mas vc tem tempo para treinar...te vejo no pódio, certo?! Eu irei participar em 21/3/2010 da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, na prova de 10km....meu próximo desafio!!! Beijão e ótima semana!!!
    P.S. E a filhinha, está melhor??

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, eu nunca corri na areia, mas o meu marido já passou por essa experiência e ele disse que realmente é mais difícil. Não dá estabilidade, força mais e correr na areia dura é um pouco mais fácil.
    Mas vai lá que vc consegue, tenho certeza.
    Bjos,
    Daniela
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, correr na areia pode ser mais difícil, mas pertinho da praia vai ser bem divertido e relaxante (mentalmente pelo menos..)

    Abraços, boas corridas e bons treinos!
    Sandro

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, ainda no fim de semana estive a correr na praia, mas o deslivel era tanto que tive de fazer somente caminhada, começou a doer-me a coluna.
    Mas gosto e muito de correr na praia :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Ju,
    Como morador de uma cidade como o Rio de Janeiro, eu já pratiquei a corrida na areia e posso te afirmar e aconselhar algumas coisas:
    - Correr na areia fofa, melhora o rendimento das pernas, mas em contra-partida não dá pra se iniciar no mesmo ritmo que temos na pista;
    - Tem de correr concentrado no terreno, para evitar buracos e/ou objetos estranhos no meio do caminho, tais como pedra, galhos e etc;
    - A forma de correr muda totalmente, muda a forma de respirar, a forma de pisar, o tamanho da passada...
    Enfim, corer na areia traz diversos benefícios, mas requer cuidados:
    - se a inclinação da faixa da areia for grande, deve-se diminuir o ritmo para não forçar demais a coluna e a panturrilha que ficará na parte baixa do terreno;
    - hidratação é fundamental, pois o desgaste e o suor são maiores;

    Espero ter te ajudado de alguma forma e desejo tudo de bom nesta corrida.

    PS: eu usei a mesma imagem que você pra comentar um dos treinos que fizemos ano passado:
    http://tonacorreria.blogspot.com/2009/07/cross-training-de-corrida.html

    ResponderExcluir