quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Balela


Seguidamente leio meus amigos corredores reclamarem do preço das inscrições, das camisetas, do kit da prova, da hidratação... Enfim, a maioria desses corredores normalmente corre uma prova a cada final de semana as vezes mais do que uma no mesmo final de semana, são provas que acontecem praticamente em seus quintais.
Isso me deixa extremamente revoltada, sério, eu preciso me programar tanto pra conseguir correr duas provas durante o ANO, sério...
Porque se você acha muito pagar 80 reais de inscrição, some a isso, dirigir até Chapecó (100km) e deixar o carro em uma garagem próxima do aeroporto, passagens aéreas _que são uma pequena fortuna_, ou então passar horas em um ônibus... hotel, táxi, alimentação,  tudo isso e ainda entreter uma criança de 7 anos durante o processo todo...
Correr uma prova pra mim é caro.
Mas claro que eu posso treinar em ritmo de prova, simular o terreno e até a hidratação ao longo do percurso, mas tem uma coisa que eu não consigo simular, que é a atmosfera da corrida é a troca de informações e de energia que ocorre. E quem sabe do que eu estou falando entende a falta que isso faz ao longo do período de treinamento.
Correr provas com frequência significa manter-se focado aos treinos, manter a disciplina, novos recordes pessoais, novos amigos, e camisetas pra provar todo esforço durante a semana na academia.
O que eu tenho feito é turismo e corrida, soaria muito egoísta pra mim, viajar para correr, então eu corro para viajar, deixa eu explicar melhor,  a prova tem que ter algum atrativo turístico tem que valer a pena pra mim e pra Luisa, ela tem que ficar tão empolgada quanto eu, afinal ela vai ter que acordar as 6 da manhã e ficar esperando a mãe correr.
Dá pra entender a dificuldade e o quanto isso prejudica o meu desempenho. Quero dizer, agente tá cansado de ler coisas do tipo, deixe os passeios para depois das provas e descanse, bom minha última experiência: fiquei vomitando em um barco pra observar baleias durante 3 horas e no outro dia estava de pé as 5 horas da manhã  pra correr 10 km, claro que o ritmo e o meu desempenho na prova foram frustrantes, mas a alegria da Luisa supera essas coisas (Melhor deixar essa história pra outro post).
O que eu quero com esse post é mostrar pra vocês o quanto são privilegiados e o quanto eu os invejo, é claro que é uma inveja boa, eu gostaria de estar aí com vocês... Caçar vocês feito coelho, rsss... brincadeira...
Correr vicia e quando você não é capaz de sustentar o vício é frustrante, então você precisa eleger prioridades, como tudo na vida, a prova tem que ser em um lugar legal, que ofereça zoológico, museus ou outras atividades que agradem a Luisa, tem que ser bem organizada e ter boa recomendação de outros corredores, tem que ser uma prova pra entrar na lista das EU já corri.... Além disso tudo, tem que servir de provação, tem que me desafiar a melhorar como corredora, tem que valer a pena.
Então, quantas provas você correu no ano passado??? Quantas já estão na sua lista pra esse ano??? Quando você for comentar sobre elas em seus blogs, mesmo que a marcação de km não esteja tão boa, a água quente e a camiseta tenha uma cor esquisita, lembre-se que na sua cidade existe uma cultura de provas de rua e você é privilegiado e lembre-se que existe alguém no Extremo Oeste de Santa Catarina que iria curtir muito essa prova.

Bons Km
Ju

2 comentários:

  1. que tapa na cara da sociedade hein guria???? reclamo pouco do preço dos circuitos pois reclamo mais da falta de meio de ir até elas... moro perto de Porto Alegre, mas sem carro, fica ruim de ir até os locais... ônibus quase não existe domingo de manhã... e pra voltar, toda molhada de suor? o povo do buzão me toca fora! kkkkk... aí dependo da boa vontade do marido pra me levar e de sua disponibilidade... mas eu só não me esforço mais pra ir pois me satisfaço com as poucas vezes que consigo ir num circuito... e mesmo assim, ainda sou mais privilegiada que tu né? até me senti mal de reclamar... rsrsrs... mas em breve, aprendo a dirigir e ninguem mais me segura! te desejo que possa participar de muitas provas! bjus!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Jú, buenas?

    Valeu pela visita lá no Running Free RS.
    Olha, nas ultimas semanas estive conferindo as datas de algumas provas que vão rolar aqui pelas bandas do RS, e fiquei um pouco desmotivado pelo valor das inscrições, cada vez mais caras, mas nunca tinha pensado no situação que você passa, de morar longe dos locais das provas. Estou reclamando de barriga cheia, pois tenho a possibilidade de poder escolher as provas que quero fazer. Decidi encarar esse ano algumas etapas do circuito Sesc, que vai rolar em várias cidades do estado, uma ótima oportunidade para conhecer outras cidades e culturas e a inscrição é bem mais em conta, R$ 15,00 e com direito a premiação em todas as categorias. Fica a dica pra ti, provavelmente o Sesc de SC deve ter um circuito de corridas, talvez eles organizem algumas provas perto da tua cidade.
    Outra coisa que tenho feito e tem sido muito bom, é de escolher provas que as pessoas que vão me acompanhar possam aproveitar também. Tipo, fazer um passeio e ir em alguns lugares diferentes depois da prova, assim como você faz com sua filha e seu marido. A minha namorada tem me acompanhado bastante nas provas e ela tem gostado bastante da idéia. Afinal eles são tão guerreiros(as) quanto nós, afinal levantam super cedo para nos acompanhar e nos dar apoio durante as corridas.

    Ótimos treinos e sucesso nas corridas Jú.

    Abração.

    ResponderExcluir