quinta-feira, 19 de agosto de 2010

É BI, É BI, É BICAMPEÃO DA AMÉRICA!!!



O título de quem já sabia!!!

Direto do Blog do Marcelo Barreto.

Enquanto escrevo este texto, na cabine de transmissão do SporTV no Beira-Rio, uma enorme faixa está estendida no gramado. “Eu já sabia”, dizem as letras brancas. A frase perfeita para ilustrar o que foi o jogo em que o Internacional conquistou o bicampeonato da Libertadores. Passei dois dias aqui em Porto Alegre, e de fato o torcedor colorado já sabia: o Inter tem mais time do que o Chivas, já tinha jogado melhor na casa do adversário, podia até empatar e teria o apoio de mais de 53 mil vozes. Mas, assim como a faixa ficou enrolada enquanto a bola rolava, a certeza ficou guardada dentro das camisas vermelhas até o apito final. Ou, vá lá, até o golaço de Giuliano.




Porque outro golaço, do mexicano Fabián, a dois minutos do fim do primeiro tempo, se encarregou de lembrar o que todo colorado também sabia: o que se jogava no gramado do Beira-Rio era futebol, o esporte mais imprevisível e por isso mesmo mais fascinante do mundo. Durante todos aqueles 43 minutos, o domínio fora do Inter. O Chivas se comportava como um visitante de almanaque, encolhidinho em seu campo, esperando uma brecha que fosse para encaixar um contra-ataque. E ela veio. Bolívar não subiu direito e um lindo voleio fez com que o intervalo fosse todo dedicado à meditação: será que a bola pregaria uma de suas peças?

Bastaram menos de 20 minutos para a resposta chegar. Rafael Sóbis já sabia que seria substituído quando Kleber cruzou da esquerda e ele botou o pé entre as canelas dos mexicanos e a bola. Era um predestinado? Aí fica por conta da fé de cada um. Não daria para prever que Alecsandro, responsável por tantos gols importantes, teria de ceder seu lugar a Sóbis, nem que ele marcaria pela primeira vez em seis jogos sairia justamente hoje. O que dá todo o direito à diretoria do Inter de estender a faixa no gramado é o fato de Sóbis, com seu gol, e Tinga, que saiu de campo sangrando e aplaudido, terem mostrado que valeu a pena investir no retorno de jogadores que conhecem o clube e – talvez ainda mais importante – a Libertadores.



Assim como valeu a pena investir na base. Leandro Damião, que substituiu Sóbis, virou o jogo com um golaço, e Giuliano – que deveria ter sido titular desde o início – selou a conquista com o seu. Celso Roth poderia não saber que suas substituições surtiriam tanto efeito. Mas a diretoria que o contratou (e acertou nisso também) sempre soube que investir na base dá resultado. Dela saíram os jogadores que mudaram a história do segundo tempo. E ela, a base, garantiu a mescla que vem dando resultado há pelo menos cinco anos, entre jovens que conhecem o Inter desde que nascem para o futebol e reforços que garantem a experiência necessária para uma competição como a Libertadores.

Poderia ter sido tudo diferente? Claro. Eu não estaria escrevendo nada disso e a faixa vermelha não estaria estendida no gramado se Sóbis não tivesse esticado o pé, se Leandro Damião não tivesse arrancado, se Giuliano não tivesse dado sua cavadinha. Ao contrário do que diz um dos ditados mais famosos do futebol, o “se” joga, sim, o tempo todo. É ele, com as possibilidades que abre a cada jogada, a cada escalação, a cada substituição, um dos grandes responsáveis por tornar o futebol tão fascinante. Hoje, no Beira-Rio, o “se” foi derrotado por um trabalho que começou com uma ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2002.

O futebol continuará imprevisível. Mas o Inter tem todo o direito de dizer que já sabia.


É isso ai, é muito bom ser Colorada!!!
Meus amigos, estou voltando, devagar devagarinho...
Bjinhos
JU

6 comentários:

  1. Esse blog foi infectado?rsrs Parabéns mereceram ganhar!!!

    Bons Kms
    Fabi =D
    #vaitricolor =D

    ResponderExcluir
  2. Eu é que não sabia desta sua paixão Colorada. De qualquer forma valeu o titulo de um time gaucho. Nos tricolores respeitamos este momento de euforia colorada.
    Um abraço
    Eduardo
    Pelotas, RS

    ResponderExcluir
  3. Que o Vinicius não leia isso...eu tb estava torcendo por Inter...rs. Ele acha que tenho que torcer somente para o Atlético PR, mas que culpa eu tenho se simpatizo com o Inter?!
    Bjos e parabéns ao time.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. oi, ju!!!!

    parabéns pela conquista de seu time;)
    não conheceia esse seu lado torcedora de futebol;)
    minha amiga valéria é gaúcha, colorada, e vibrou muito com essa vitória!!!
    acompanhei toda essa saga do inter durante nossas corridas na ladeira!
    parabéns!

    boa volta aos treinos!
    estou torcendo por você, viu!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Saudações Coloradas, Juliana!
    Sou voluntária do Projeto INTERAGIR (http://projetointeragir.blogspot.com/) e também corredora amadora. Quando vieres a Porto Alegre, venha nos visitar no Gigantinho e conhecer o trabalho que é feito pelo clube e pelos voluntários, atendendo crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social.
    abraço!
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Permita apresentar-me. Meu nome é Saulo Teixeira Damasceno e pratiquei Triathlon
    nos anos 80 quando me acidentei durante um treino de ciclismo, o que me deixou
    tetraplégico. A 23 anos não tenho o prazer de sentir o vento na cara correndo pelas ruas
    da cidade ou sobre as duas rodas da bicicleta, mas as quatro rodas da minha cadeira não me deixam parar de buscar progressos. Gostaria que conhecesse o livro "igual mas diferente" que lancei em abril.
    Veja www.igualmasdiferente.com.br e se tiver interesse em le-lo, posso enviar um exemplar
    para voce, por R$ 30,00 pois tenho um forte desejo que os atletas conheçam um pouco da minha
    história.
    Ahh, parabens por torcer pelo Inter...
    Grande abraço,
    Saulo

    ResponderExcluir